
A Universidade de São Paulo (USP) teve artigos despublicados e possui mais de 15 sob investigação na plataforma PubPeer. Recentes retratações e a vigilância de especialistas em integridade científica têm exposto casos de má conduta que levam a investigações e à retirada de artigos em revistas científicas.
Detalhes sobre as retratações e investigações:
• Artigo da COVID-19: Em 2024, um estudo sobre COVID-19 com 63 autores, incluindo pesquisadores da USP, foi despublicado. A revista Science of The Total Environment retirou o artigo por “revisão por pares falsa e resultados não confiáveis”. Entre os coautores estava um pesquisador com um histórico anterior de mais de 40 artigos retratados por plágio.
• Caso de neurociência: Em setembro de 2025, a USP teve mais dois artigos despublicados, desta vez na área de neurociência, por manipulação de imagens.
• Pesquisa do Instituto de Química: uma pesquisa do Instituto de Química da USP, publicada na revista Cell Death & Disease do grupo Nature, foi retratada em maio de 2025 devido a problemas de integridade nos dados.
• Investigação no PubPeer: A plataforma PubPeer, que permite o escrutínio público de pesquisas publicadas, aponta para mais de 15 publicações com afiliação à USP que estão atualmente sob investigação. Isso inclui um artigo no Journal of Proteomics relacionado a variantes do SARS-CoV-2, que foi analisado por inconsistências em imagens.
Contexto da integridade científica
• Função do PubPeer: a plataforma PubPeer é um importante canal para a comunidade científica detectar e reportar problemas em pesquisas após a publicação. Seu uso crescente tem auxiliado na correção do registro científico.
• Consequências: casos como esses impactam negativamente a reputação da instituição e da comunidade científica, e destacam a importância de manter a integridade acadêmica e a transparência.
• Aumento de retratações: o número de artigos retratados tem aumentado nos últimos anos, e o Brasil não está imune a essa tendência. As razões mais comuns incluem manipulação de dados, plágio e falhas na metodologia.