Modelo será exibido pela primeira vez no Auto China 2024, em Pequim. O Volkswagen ID. Code Concept é o mais novo carro-conceito da empresa repleto de tecnologia e com um acessório no mínimo inusitado a bordo: um aspirador robô. Voltado para a China, o visual do veículo antecipa ainda como serão os próximos SUVs da VW até 2030.
Confira o que já sabemos sobre a novidade.
Novo SUV elétrico da Volkswagen
• Segundo a montadora, o ID. Code Concept vem com os mais avançados recursos de assistência à condução do mundo.
• Sua capacidade de direção autônoma é de nível 4 (de 5). Na prática, isso significa que o motorista não precisa prestar atenção na estrada enquanto o carro está em movimento.
• Quando o chamado Center Pilot é acionado, o volante em forma de manche se retrai no painel. Um avatar assistido por IA atua como uma espécia de piloto digital.
• Há também um “modo Higiene”, que pode ser ativado quando não há ninguém dentro do carro.
• Uma luz ultravioleta e filtros antibacterianos limpam o ar, enquanto um aspirador robô integrado deixa o piso da cabine livre de sujeira.
A Volkswagen diz que o ID. Code Concept conta ainda com sistema Smart Windows completo e display heads-up de realidade aumentada. Em outras palavras, isso significa que as janelas laterais e o vidro dianteiro do para-brisa podem exibir informações sobre clima, status da bateria, mapa de navegação, e mais.
Há também uma tela curva que cobre a largura total sob o para-brisa e se estende até as portas:
O veículo possui centenas de LEDs integrados que podem “conversar” com outros usuários na rodovia, mudando de cor para avisar que o carro está rodando em modo autônomo, por exemplo.
Quatro pessoas podem viajar em assentos individuais que giram para facilitar a entrada e a saída. A Volkswagen afirma que o interior é coberto com materiais ecológicos “da mais alta qualidade”.
Por enquanto, nenhuma especificação oficial foi divulgada. O modelo será exibido pela primeira vez no Auto China 2024, em Pequim, que acontece de 25 de abril a 4 de maio.
Gabriel Sérvio/Olhar Digital
Revista D Marília