
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (17) que não participará do diálogo entre Estados Unidos e Rússia para discutir propostas para o fim da guerra na Ucrânia. Zelensky afirmou também que não aceitará essas propostas.
Na terça-feira (18), representantes dos Estados Unidos e da Rússia se reunirão na Arábia Saudita para debater um acordo para concluir o conflito, que completará três anos no fim de fevereiro.
Fontes ouvidas por agências de notícias afirmavam que Zelensky nem sequer havia sido convidado para o encontro, proposto pelo governo de Donald Trump. Nesta segunda, o presidente ucraniano não deixou claro se recebeu convite ou não, mas deixou claro que não participará dele.
Na semana passada, Trump chegou a anunciar um encontro entre autoridades dos Estados Unidos, Ucrânia e Rússia na Alemanha, na sexta-feira (14).Mas o governo ucraniano afirmou que não conversaria com os russos antes de traçar um plano com seus aliados.
Reunião da UE em Paris
Já Paris, na França, será palco de uma reunião de emergência com líderes europeus sobre a guerra na Ucrânia nesta segunda-feira (17). No radar estão conversas entre Estados Unidos e Rússia sobre um possível acordo para pôr fim ao conflito, que completará três anos no próximo dia 24.
Fonte: G1
Fonte Diário do Brasil