Um dia depois de vencer de maneira convincente as primárias da Carolina do Sul, a campanha de Joe Biden recebeu neste domingo (1), outra boa notícia: Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, abandonou a disputa.

Com isso, o ex-vice-presidente dos EUA se consolida ainda mais como o candidato moderado de centro e alternativa mais viável ao senador Bernie Sanders, considerado um radical de esquerda dentro do Partido Democrata.

Desde o início, a disputa democrata foi marcada pelo excesso de candidatos – no total, 29 chegaram a disputar a indicação para ser o nome a enfrentar o presidente Donald Trump, em novembro. No entanto, desde o início, estava claro que a corrida seria entre as duas alas do partido: os progressistas e os moderados.

Sanders e Elizabeth Warren disputam o voto dos progressistas. Do lado moderado, Biden tem como concorrentes principais Michael Bloomberg, o bilionário ex-prefeito de Nova York, a senador Amy Klobuchar e Buttigieg – que desistiu ontem, após ficar em quarto lugar na Carolina do Sul.

Biden conta o apoio da maior parte dos líderes e burocratas do partido, mas é importante que ele vença Sanders também no voto popular, para não passar a impressão de que sua candidatura foi definida nos bastidores.

Compartilhar matéria no
Buttigieg desiste da disputa e  Biden vira nome anti-Sanders