As manchas solares no nosso astro aparecem na foto astronômica destacada pela NASA nesta terça (11), no site Astronomy Picture of the Day. Elas foram registradas entre janeiro e junho pelos instrumentos do observatório Solar Dynamics (ou SDO), da NASA.

Lançado em 2010, o SDO vem estudando como ocorre a atividade solar em nosso astro e o clima solar. Para isso, a espaçonave observa a fotosfera (a superfície do Sol), a luz ultravioleta emitida e mais. Já a nova imagem das manchas solares é uma composição, que mostra a grande quantidade delas que vem aparecendo na superfície do Sol.

Manchas solares observadas pelo Solar Dynamics (Imagem: Reprodução/NASA, SDO/Şenol Şanlı)
Manchas solares observadas pelo Solar Dynamics (Imagem: Reprodução/NASA, SDO/Şenol Şanlı)

Nesta foto, as várias manchas se estendem ao longo do disco solar, espalhadas da esquerda para a direita. Conforme o Sol avança em seu ciclo, o esperado é que elas apareçam mais próximas de seu equador.

Em junho, o Sol produziu mais de 160 manchas, chegando ao maior número registrado desde 2002. A quantidade revela que o 25º ciclo solar vem ficando cada vez mais intenso e em ritmo maior que o esperado.

O ciclo solar

O Sol passa por ciclos com 11 anos de duração, formados por etapas de menor (mínimo solar) e maior atividade (máximo solar). Normalmente, leva cerca de 5,5 anos para a estrela ir da etapa mais tranquila para a mais turbulenta em seu ciclo.

As manchas solares representam uma forma de monitorar o ciclo do Sol. Elas são áreas escuras na superfície solar, e se formam pela atividade magnética do nosso astro. Quando a estrela finaliza um ciclo, novas manchas surgem próximas do equador. Depois, quando outro ciclo começa, mais manchas são produzidas em latitudes mais altas.

Assim, ao acompanhar a frequência e quantidade das manchas, os cientistas conseguem entender a atividade do nosso astro entre o mínimo e máximo solar. É por isso que diferentes satélites e observatórios monitoram constantemente a formação delas.

Fonte: APOD

Compartilhar matéria no
Destaque da NASA: manchas solares estão na foto astronômica do dia