Da Embaixada dos EUA para a Revista D Marília
Trinta representantes de comunidades quilombolas de 13 estados brasileiros foram selecionados para participar, de abril a setembro de 2023, do programa de podcast “Minha Vida Quilombola”. O curso vai ajudar criadores de podcasts quilombolas, mesmo para quem não tenha nenhuma experiência prévia na produção de novas histórias e perspectivas que destaquem no podosfera.
De acordo com o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford, “há muitas vozes e muitas histórias que não conhecemos e merecem ser ouvidas. Esta iniciativa faz parte de um esforço para nos conscientizar e respeitar ainda mais a experiência de cada um. Estes podcasters serão grandes contadores de histórias e vejo a hora poder ouvi-los.”

O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil em parceria com Far Away Projects – organização sem fins lucrativos que apoia projetos de impacto social global em todo o mundo.
Durante seis meses, dois representantes de cada uma das 15 comunidades selecionadas vão receber treinamento híbrido com módulos que vão desde a criação de conteúdo de áudio profissional usando podcasting, formato de produção, seleção de pauta e fonte a distribuição de mídia independente.
No fim do treinamento, os participantes virão à Brasília para apresentar uma série profissional de podcast que vai contar história, cultura, desafios sociais e defesa dos direitos das comunidades remanescente de quilombos no Brasil.
*Comunidades selecionadas:*
– Quilombo Carrasco, Alagoas
– Quilombo Barranco de São Benedito da Praça 14, Amazonas
– Quilombo Bananeiras, Bahia
– Quilombo Quixada, Ceará
– Quilombo Kalunga, Goiás
– Quilombo Mesquita, Goiás
– Quilombo Canelatiua, Maranhão
– Quilombo Rampa, Maranhão
– Quilombo Arturos, Minas Gerais
– Quilombo Cachoeira Porteira, Pará
– Quilombo Sussarana, Piauí
– Quilombo Pedra do Sal, Rio de Janeiro
– Quilombo Vidal Martins, Santa Catarina
– Quilombo Iporanga, São Paulo
– Quilombo Galvão, São Paulo