O governo americano anunciou, nesta quinta-feira (27), que disponibilizará 20 mil novos vistos temporários H-2B para contratação de trabalhadores estrangeiros por parte de empresas americanas. A medida busca atenuar a escassez de mão de obra que afeta o país. “Os vistos são para os empregadores dos EUA, que estão enfrentando danos irreparáveis sem trabalhadores adicionais”, afirmou o Departamento de Segurança Interna em nota.

A nova suplementação de H-2B é dividida em 13.500 vistos para trabalhadores que já tenham recebido o visto anteriormente nos últimos três anos – e que agora poderão retornar aos EUA para realizar trabalhos variados – e 6.500 vistos para cidadãos do Haiti, El Salvador, Guatemala e Honduras, que não necessariamente precisam já terem recebido o H-2B ou algum outro tipo de visto anteriormente.

Embora o Brasil esteja entre os países elegíveis para a conceção do H-2B, brasileiros apenas irão se beneficiar da nova cota caso se enquadrem na condição de já terem recebido o visto nos últimos três anos. Ainda de acordo com as regras, as empresas precisarão realizar essas 20 mil contratações adicionais até 31 de março, que marca o fim da primeira metade do ano fiscal americano.

O aumento na cota de vistos H-2B acontece em um momento de forte crescimento da economia dos EUA, com a taxa de desemprego em 3,9%. Mesmo assim, ainda existem 10,6 milhões de vagas em aberto no país, que não conseguem ser preenchidas pelos mais diversos motivos. “Entre as razões, está a falta de interesse dos americanos em posições que paguem o salário mínimo, a relação das novas gerações com o trabalho e o próprio cenário de crescimento, que aumenta a disputa por profissionais de todas as áreas”, explica o especialista em mercado de trabalho americano e CEO do escritório de advocacia AG Immigration, Rodrigo Costa.

Medida inédita

Em outubro de 2021, o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA já havia anunciado que tinha recebido pedidos suficientes para preencher o limite legal de 33 mil vistos H-2B autorizado pelo Congresso dos EUA para a primeira metade do ano fiscal – que vai de 1 de outubro a 31 de setembro.

Como esse limite foi atingido em tempo recorde – e com isso as empresas americanas teriam de esperar até o início do segundo semestre para que uma nova cota de 33 mil vistos fosse aberta –, o governo decidiu extraordinariamente e pela primeira vez na história, aumentar a quantidade de vistos disponíveis da primeira metade do ano. Geralmente, quando há demanda para vistos adicionais, essa suplementação é feita sempre nos últimos seis meses.

O visto H2-B permite que empregadores americanos contratem estrangeiros de cerca de 80 países (incluindo o Brasil) para a realização de trabalho não-agrícola de natureza temporária nos quais não há mão de obra americana disponível, geralmente para atender carências sazonais, necessidades extraordinárias e intermitentes ou picos de demanda. O trabalhador – que não precisa ter qualificação – não pode ficar por mais de três anos nos EUA com o visto H-2B, precisando sair após esse período e permanecer, no mínimo, por três meses consecutivos fora do país para poder retornar sob o mesmo status.

Sobre Rodrigo Costa – CEO da AG Immigration

Rodrigo Costa possui vasta experiência profissional na área de negócios, tecnologia e marketing, tendo atuado consultor em diversas multinacionais no Brasil, ajudando-as a melhorar sua performance financeira. É um profundo conhecedor do mercado de trabalho americano e especialista em investimentos nos Estados Unidos.

Sobre a AG Immigration   

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card, entre tantos outros. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre, que figura há cinco anos na lista “Top 10 Immigration Lawyers in the State of New York”, elaborada anualmente pelo American Institute of Legal Counsel. Site: www.agimmigration.law

Compartilhar matéria no
EUA anunciam 20 mil novos vistos temporários a estrangeiros
Medida visa atenuar forte escassez de mão de obra que afeta o país