Você sabia que os javalis da Alemanha são radioativos? Um estudo publicado na revista Environmental Science & Technology pode finalmente ter respostas para esse mistério: antes, a causa tinha sido atribuída ao desastre de Chernobyl em 1986, mas agora, os pesquisadores perceberam outras possíveis causas, como os testes de armas nucleares.
Conforme sugere o estudo, tanto o ocorrido em Chernobyl quanto os testes de armas nucleares realizados no século XX ainda hoje contaminam os javalis através da sua dieta.
A equipe decidiu analisar os níveis de césio utilizando amostras de carne de javali recolhidas por caçadores durante os anos de 2019 e 2021, em 11 regiões da Baviera. Um detector de raios gama de alta pureza foi usado para medir a atividade do césio-137, e foi usado uma técnica chamada espectrometria para comparar tanto a quantidade de césio-135 quanto a do césio-137.
O estudo alerta que os níveis de césio radioativo em 88% das amostras de carne testadas foram superiores ao limite legal da Alemanha. Utilizando a proporção de césio-135 para césio-137, os investigadores determinaram que os testes de armas nucleares foram responsáveis por até 68% da contaminação nas amostras que ultrapassaram o limite de consumo seguro.:
Por que os javalis da Alemanhã são radioativos?
As dietas dos javalis, que incluem trufas subterrâneas (uma espécie de fungo), absorveram níveis variados de contaminação de ambas as fontes, o que contribuiu para a radioatividade persistente dos animais. Assim, diferentes fontes de césio são misturadas ao solo e ingeridas por javalis.
O grupo por trás do estudo fez até uma ilustração de como os javalis se tornaram radioativos com o passar do tempo, graças a seus hábitos alimentares
Os autores sugerem que o estudo é importante se levarmos em conta que a energia nuclear está a voltando como uma potencial solução de baixo carbono, em meio às mudanças climáticas.
De qualquer forma, o estudo alerta que futuros acidentes ou explosões nucleares podem aumentar a contaminação dos javalis e ter repercussões imediatas e durante décadas na segurança alimentar.
Entenda o que é radiação
Mas o que é radiação, exatamente? Podemos definir como um fenômeno natural ou artificial pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, classificados como radioativos, têm de emitir radiação em forma de onda ou partículas.
Vale ressaltar que, apesar dos efeitos perigosos da radiação à saúde humana e também ao meio ambiente, ela está presente em muitas áreas do nosso cotidiano, mas não tanto quanto está presente nos javalis da Alemanha.
Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela
Fonte: Environmental Science & Technology