O presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, foi convocado pelo Ministério Público para uma audiência na quinta-feira, 2, no âmbito de uma investigação por tentativas de “golpe de Estado” e “magnicídio” (assassinato de pessoa importante) contra o presidente Nicolás Maduro.

“Queremos informar que, como parte da investigação iniciada na semana passada por tentativa de golpe de Estado e magnicídio, emitimos uma convocação para que compareça ao Ministério Público na próxima quinta-feira o cidadão Juan Guaidó”, afirmou o procurador-geral, Tarek William Saab, em uma declaração exibida pelo canal estatal VTV nesta terça.

O anúncio da procuradoria acontece no dia em que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, deve apresentar um plano para a formação de um governo de transição na Venezuela.

O resumo da proposta afirma que o governo de Donald Trump está disposto a suspender sanções contra o país caso Maduro e Guaidó entreguem o poder. Na semana passada, os Estados Unidos indiciaram Maduro por narcotráfico e ofereceram US$ 15 milhões por informações que possam levar à sua prisão.

Autoridades americanas acusam Maduro de liderar um cartel de drogas que inclui outros 13 membros do governo venezuelano.

Compartilhar matéria no
MP da Venezuela convoca Guaidó por ‘tentativa de golpe de Estado’