A Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a alertar nesta quarta-feira, 10, para a disseminação da covid-19 na região das Américas. “Temos visto um aumento consistente e progressivo dos casos na nas Américas Central e do Sul”, afirmou o diretor executivo da entidade, Michael Ryan, durante entrevista coletiva da entidade.

Ryan qualificou o fato como uma “profunda preocupação” e pediu que exista um foco para conter e suprimir a doença nessas zonas.

Ele comentou ainda que não se sabe como o novo coronavírus pode se comportar no inverno do Hemisfério Sul. “Neste momento, não temos dados para demonstrar que o vírus agirá de modo mais agressivo ou transmitir de modo mais eficiente no inverno do Hemisfério Sul”, disse.

De qualquer modo, ele voltou a insistir que é preciso se concentrar nas medidas já bem-sucedidas de estratégia abrangente no combate à doença.

Em outro momento da coletiva, a líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove voltou a enfatizar que a pandemia “não terminou”, notando que mesmo países que têm o quadro sob controle continuam a trabalhar ativamente para impedir novos focos da doença.

Compartilhar matéria no
OMS vê alta progressiva da covid-19 nas Américas
SAO PAULO, BRAZIL - MAY 04: Passengers wearing face masks leave a subway car amidst the coronavirus (COVID-19) pandemic on May 4, 2020 in Sao Paulo, Brazil. The use of protective masks against the coronavirus (COVID-19) becomes mandatory in the public transport of Sao Paulo State. The measure applies to the subway, trains, and buses. According to the Brazilian Health Ministry, Brazil has 105.222 positive cases of coronavirus (COVID-19) and a total of 7.288 deaths. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)