O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um apelo global para coibir e combater o discurso de ódio que se espalhou paralelamente à propagação da pandemia da covid-19.

“Devemos agir agora para fortalecer a imunidade de nossas sociedades contra o vírus do ódio. Portanto, hoje peço que não sejam poupados esforços para erradicar o discurso do ódio em todo o mundo”, disse, após alertar que “a pandemia continua desencadeando uma onda de ódio e xenofobia, procurando bodes expiatórios e fomentando o medo”. Guterres falou em um “tsunami de ódio e xenofobia”.

Numa época em que, segundo o secretário-geral , é preciso “todo o mínimo de solidariedade” para enfrentar a pandemia, houve um aumento do sentimento xenófobo na internet e nas ruas, das teorias da conspiração antissemitas e dos ataques a muçulmanos.

Guterres pediu aos líderes políticos, instituições educacionais, mídia, sociedade civil e líderes religiosos que parem com essa tendência.

“E peço a todas as pessoas, onde quer que estejam, que se oponham ao ódio, se tratem com dignidade e aproveitem qualquer ocasião para espalhar bondade”, concluiu o secretário-geral da ONU.

Compartilhar matéria no
ONU pede ‘imunidade’ contra ‘vírus do ódio’ desenvolvido durante pandemia