A noite do último dia 11 de maio foi especial para os moradores da cidade de Tottori, no Japão. Neste dia, raros “pilares de luz” se formaram no céu e geraram várias teorias pelo mundo que vão desde motivos místicos até uma invasão alienígena. A formação, entretanto, apesar de sua beleza misteriosa, não tem nada de sobrenatural (e muito menos extraterrestre) e tem uma explicação científica.
Apesar de parecer um fenômeno natural, as luzes são criadas pelos humanos, mas o efeito dos “pilares de luz” não é totalmente proposital. Chamado de Isaribi Kochu, o evento é raro e acontece algumas vezes em um intervalo de poucos anos, dependendo ainda de condições atmosféricas.
O que causa os “pilares de luz” no Japão?
Os pilares são fruto de uma combinação bastante rara. Barcos de pesca emitem luzes para atrair peixes durante a noite. Essas luzes refletem no céu e os cristais de gelo no ar causam o efeito dos pilares.
Isaribi Kochu é uma expressão que combina dois conceitos japoneses: “isaribi”, que se refere às luzes utilizadas em barcos de pesca durante a noite para atrair peixes, e “kochu”, que significa borboleta. Juntas, elas formam uma imagem poética e evocativa, possivelmente representando a ideia de algo bonito e efêmero, como uma borboleta atraída pela luz de uma lanterna de pesca.
“Por volta das 22h de hoje, descobri um raio de luz acima do porto Mikaya na cidade de Daisen, Tottori. Quando olhei para o céu noturno em frente à minha casa, vi vários raios de luz no céu”, disse o usuário do X, Maashii, à imprensa local.