]

Embora a fibra esteja ligada a inúmeros benefícios à saúde, incluindo um funcionamento intestinal saudável e um menor risco de câncer de intestino, um tipo desse carboidrato pode não ser tão benéfico. O que é pior: consumir esse alimento pode até colocá-lo em risco de câncer de fígado, de acordo com um estudo.

Os pesquisadores avaliaram a inulina, – um tipo de fibra dietética disponível nos supermercados como um prebiótico ou como ingrediente em muitos alimentos processados.

Em seu estudo em laboratório, os cientistas viram os camundongos desenvolverem câncer “agressivo” após o consumo de uma dieta contendo inulina. Os resultados forma publicados na revista Gastroenterology.

Intestino e doenças

De acordo com os autores, o estudo foi motivado pela ideia de que todas as doenças começam no intestino e os achados representam para eles um “avanço notável desse conceito”.

Eles também acreditam que o estudo fornece pistas que podem ajudar a identificar indivíduos com maior risco de câncer de fígado e potencialmente permitir reduzir esse risco com modificações simples na dieta.

A equipe de pesquisa explicou que as pessoas que sofrem de uma deformidade vascular na qual o sangue do intestino desvia do fígado parecem estar em um risco particularmente maior ao consumir fibras refinadas.

Fonte: Catraca Livre.

FONTE: terrabrasilnoticias.com

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Compartilhar matéria no
Veja quais são e quanto custam os espumantes brasileiros premiados no exterior em 2023
Foto: Reprodução/Roteiro do Vinho. FONTE: terrabrasilnoticias.com