A Tesla registrou sua primeira queda anual nas vendas desde o primeiro ano da pandemia, uma vez que o aumento da concorrência de veículos elétricos de montadoras chinesas e ocidentais afetou a demanda.

A empresa de carros elétricos do CEO Elon Musk informou que construiu 433.000 veículos, mas entregou apenas 387.000.

Isso representa uma queda em relação aos 484.507 carros entregues nos últimos três meses de 2023, e também em relação às vendas de 422.875 veículos no primeiro trimestre do ano passado.

Embora a Tesla seja mais lucrativa do que as montadoras tradicionais, os cortes de preços estão reduzindo as margens de lucro que ajudaram a impulsionar as ações.

As expectativas dos investidores de que a empresa aumentaria as vendas no futuro também sustentaram o alto preço das ações da Tesla, o que a tornou a montadora mais valiosa do mundo.

Na segunda-feira (1º), as ações da Tesla caíram 5% e perderam mais de um terço de seu valor este ano.

A Tesla atribuiu o declínio nos volumes parcialmente ao aumento da produção da versão atualizada do Modelo 3 em sua fábrica de Fremont e às paralisações da fábrica resultantes do desvio de navios da China para a Europa do Mar Vermelho devido a ataques no local.

A empresa também citou o fechamento de uma semana de sua fábrica na Alemanha devido a um ataque incendiário.

Mas o aumento da concorrência no mercado de veículos elétricos é um fator importante para o declínio da demanda. No quarto trimestre, a Tesla perdeu o título de fabricante de veículos elétricos mais vendido do mundo para a montadora chinesa BYD.

Além disso, ela está enfrentando uma nova concorrência de fabricantes de automóveis antigos, a maioria dos quais está introduzindo novos modelos de veículos elétricos à medida que avança com os planos de mudar dos tradicionais veículos com motor de combustão interna para os elétricos.Anuncios

Os analistas esperavam vendas de 440.000 a 414.000 veículos, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities, que tem dado uma boa impressão sobre as ações da Tesla.

Embora ele tenha dito que continua otimista a longo prazo, ele chamou o trimestre de “um acidente de trem em um trimestre de parede de tijolos”.

Ives disse que o maior problema são provavelmente as vendas da Tesla na China, que caíram 3% em relação ao ano anterior, segundo ele.

Ele descreveu a demanda chinesa como “muito fraca ao sair dos portões para 2024”.

“Embora estivéssemos prevendo um primeiro trimestre ruim, este foi um desastre absoluto que é difícil de explicar”, disse ele em uma nota aos clientes.

“Vemos isso como um momento seminal na história da Tesla para que Musk dê “a volta por cima” e reverta o desempenho negativo do primeiro trimestre. Caso contrário, alguns dias mais sombrios podem estar claramente à frente, o que poderia atrapalhar a narrativa de longo prazo da Tesla”, acrescentou.

Embora a demanda geral por veículos elétricos ainda esteja crescendo rapidamente — as vendas de veículos elétricos nos EUA aumentaram 40% no ano passado e ultrapassaram 1 milhão de veículos pela primeira vez — o ritmo de crescimento foi menor do que algumas previsões.

Isso fez com que algumas montadoras tradicionais, como a General Motors e a Ford, recuassem em seus planos de produção de veículos elétricos.

CNN

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Vendas trimestrais da Tesla decepcionam e acende o alerta para o mercado de carros elétricos
Foto: Reprodução