Reprodução redes sociais

De acordo com dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, o último fim de semana registrou um total de 23 homicídios em todo o estado, com Fortaleza liderando os casos (7 mortes), seguida por outras regiões do interior do estado.
Esse número reflete o contexto persistente de violência no Ceará, impulsionado principalmente por disputas entre facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), que controlam o tráfico de drogas e territórios urbanos e rurais.
A violência letal intencional (CVLI) no estado tem mostrado picos em fins de semana, frequentemente ligados a acertos de contas e rivalidades entre facções, além de crimes passionais.

O Ceará frequentemente aparece entre os estados com as maiores taxas de mortes violentas intencionais (MVI) ou homicídios dolosos por 100 mil habitantes,

Os casos recentes envolvem vítimas variadas, desde idosos e líderes comunitários até influenciadores.

Assassinatos no Ceará

Na sexta-feira, 24, foi assassinada, em Fortaleza, Naja Catarina Oliveira da Silva (65 anos), líder comunitária.

A vítima, conhecida por seu trabalho na Associação dos Moradores da comunidade Cacimba dos Pombos (no bairro Pirambu/Jacarecanga), foi morta a tiros enquanto caminhava próximo a um posto de saúde.

Ela era ativa em projetos sociais. O crime ocorreu em via pública, e a polícia investiga possíveis motivações relacionadas a disputas locais ou retaliações, comum em áreas com presença de facções.

Nenhuma prisão foi efetuada até o momento, e a 3ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) conduz o inquérito.

No sábado, 25, houve um duplo homicídio em Groaíras, interior do Ceará: Duas pessoas não identificadas formalmente foram mortas a tiros em locais distintos: uma mulher em via pública e um homem em um terreno baldio, ambos com disparos na cabeça.
A Polícia Civil de Sobral investiga, com apoio da Perícia Forense (Pefoce), mas sem prisões até agora. O contexto sugere possível acerto de contas ligado ao tráfico, comum em municípios menores onde facções expandem influência. Groaíras, a 242 km de Fortaleza, registra aumento de CVLI em 2025 devido à migração de criminosos da capital para o interior.

No domingo, 26 de outubro foi assassinato, em Fortaleza, um idoso de 71 anos. Ele foi morto em um ataque a tiros em via pública. A investigação, também pelo DHPP, aponta para crime organizado, possivelmente relacionado a disputas territoriais.

Também no domingo, 26 foi assassinato de Gefferson William dos Santos (conhecido como “Rei do Fuá”), influenciador digital, em Brejo Santo.

O jovem, com cerca de 20 mil seguidores no Instagram, foi morto com pelo menos 17 tiros por um homem em motocicleta ao chegar em casa.

Ele havia sobrevivido a um atentado anterior e era conhecido por críticas a políticos locais. A polícia investiga ligações com disputas políticas ou criminosas no Cariri cearense, região com alta taxa de homicídios por arma de fogo (cerca de 80% dos casos). Nenhum suspeito foi preso.

Fonte: O ANTAGONISTA   

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Ceará: líder comunitária, influencer e outras pessoas executadas no fim de semana