- Por João Evaristo Bono
A palavra “esporte” vem do latim “portare” (levar/trazer/transportar/carregar) e “deportare” (para fora,embora), ou ainda do grego “poréuome” (“andar, “poréuo”=expedir, “porthéo”=tomar, disputar).
Também pode vir do vocabulário francês antigo “déport/desport”, com significado de
“PRAZER”, “DESCANSO”, “ESPAIRECIMENTO”, “PASSATEMPO”, “RECREIO”, “LAZER”, “ENTRETENIMENTO SOCIAL”.
Da mesma forma, pode orignar-se do inglês “sport”, com sentidos correspondentes aos anteriores.
Surgiu na língua portuguesa a partir do séc XV, com significado de “DIVERTIMENTO”.
Em nossos tempos, associado à palavra “ESPORTE”, rotineiramente, surge a palavra “COMPETIÇÃO”, que, por sua vez, origina-se da palavra latina “competere” (“Com=junto”, mais “Petere=procurar”)
“COMPETIR” então tem significado de “PROCURAR JUNTOS”.
“Competição” representa a disputa entre duas ou mais pessoas por um mesmo objetivo, concorrer com outro na mesma pretensão. Quem “achar primeiro” é o “vencedor”.
“ESPORTE de COMPETIÇÃO” seria algo em que duas ou mais pessoas
“PROCURARIAM JUNTAS ALGO RELACIONADO A ENTRETENIMENTO SOCIAL, PRAZER, LAZER, RECREIO, etc …”
O primeiro registro de atividades físicas “ESPORTIVAS” encontrado sobre o assunto pertence à China Antiga, datado de 4.000 a.C., na modalidade ginástica. Desde então, a coisa nunca parou …
As imagens expostas nesta “Coluna” (todas disponíveis na internet), são de um “ESPORTE” bastante popular em nosso meio, que representa um “negócio” BASTANTE lucrativo, e que, o americano Lorenzo Fertitta, sócio da franquia “Ultimate Figthing Championship (UFC) de campeonatos de lutas de Artes Marciais Mistas (MMA em inglês)”, quer tornar o “ESPORTE” mais POPULAR do mundo.
Sem a mínima pretensão de influenciar, muito menos mudar o pensamento de qualquer pessoa, mas sim, unicamente para “NOSSAS REFLEXÕES”: será que não seria interessante alguém “MUDAR o nome” ?
Ótima semana !
João Evaristo Puzzi Bono