Antes de se tornar uma líder de sucesso e mentora de mais de 1.500 empreendimentos, a portuguesa Ana Cristina Rosa teve as asas podadas muitas vezes. E foi justamente para desromantizar o processo de construir o próprio negócio que ela se dedicou ao livro Empreender Sem Desculpas, título lançado pela DVS Editora em Portugal e no Brasil. Em um discurso intimista, a autora convida quem deseja se aventurar no mundo dos negócios a identificar os principais medos que rondam seus sonhos e oferece respostas e caminhos a seguir. A obra reúne estratégias para ajudar os futuros empresários a entrarem em ação.
Viver na corda bamba sem saber quanto vai ganhar no mês, conviver com todas as inseguranças que atacam a mente e lidar com quem não empreende são alguns dos desafios enfrentados no cotidiano das organizações. Para superar estes obstáculos, como mostra a escritora na obra, é necessário manter o foco, vencer a síndrome do impostor, assumir a posição de líder e entender a montanha russa do universo empresarial.
Nesse relato sincero, Ana Cristina mostra que trabalhar no automático, sem paixão, afasta as pessoas do propósito e pode favorecer, também, o surgimento de doenças. Enfrentando altos e baixos na carreira, enquanto tentava se convencer de que continuava no caminho certo, ela passou a experimentar crises frequentes de pânico. Além disso, sentia falta do apoio familiar ao comentar sobre seus sonhos. A partir daí, passou a buscar respostas para alguns questionamentos.
Passei a viver com duas vozes dentro de mim. Duas vozes que lutavam para se fazerem ouvir.
Uma dizia-me que algo tinha de mudar, que eu tinha muito mais para dar ao mundo.
A outra que eu era uma ingrata, e que tinha de agradecer pela vida que tinha.
Qual delas seria a certa? A qual deveria dar ouvidos?
(Empreender Sem Desculpas, p. 36)
Ao longo da narrativa, a autora testa o leitor e o instiga a pensar como aplicar os ensinamentos na vida e na carreira. A instrutora usa a própria experiência como jornalista que abandonou a profissão, optou pelo empreendedorismo e venceu as crenças limitantes para reforçar a mensagem do livro. Afinal, ao abraçar seu lado criativo, ela conseguiu dar um salto naquilo que realmente a empolgava: a mentoria de empreendimentos.
Em um depoimento de força e superação, a empresária convida o leitor a se questionar em cada etapa do caminho e a olhar de frente para o empreendedorismo. Com uma abordagem diferenciada sobre o tema, debatido quase sempre sob o prisma das metas, balanços e plano de negócios, a especialista propõe uma viagem de dentro para fora, com o intuito de despertar o empreendedor que vive dentro de cada um, camuflado por crenças que foram ganhando raízes com o passar do tempo.
A obra é prefaciada por James McSill, CEO do McSill Story Studio, com unidades na Inglaterra, Escócia e Portugal. Ele compara a autora com a própria avó, imigrante alemã que veio para o Brasil há mais de um século: “tão destemida como a que mais admirei toda a vida”. Em essência, Ana mostra como conquistou o seu lugar e se tornou a empreendedora que é hoje, como acontecimentos a inspiraram e como traçou uma jornada que pode ser reproduzida por pessoas comuns.
Ficha técnica
Título: Empreender Sem Desculpas
Autora: Ana Cristina Rosa
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-65-5695-082-2
Páginas: 228
Preço: R$ 79,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora
Ana Cristina Rosa é referência em Portugal quando o assunto é ajudar pessoas a viver financeiramente das suas paixões e transformá-las num negócio. Em 2011, ela fundou a Nova Vita, empresa onde tem orientado centenas de pessoas a desbravar o mundo do empreendedorismo. Em 2019, criou a 1ª Certificação em Instrução Online em Portugal e, desde então, deu valiosa contribuição para uma nova geração de empreendedores. É frequentemente convidada para ministrar palestras nacionais e internacionais sobre empreendedorismo digital.
Redes sociais da autora
Sobre a DVS Editora
Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.
Redes sociais da editora