• Post category:Pet

Ter um cachorro em casa costuma ser uma alegria e, muitas vezes, queremos registrar os melhores momentos protagonizados pelo bichinho. Vamos combinar que os cães são muito expressivos, espontâneos e fofinhos, né? Então, preparamos esta lista com boas dicas para você tirar as melhores fotos do seu cachorro usando a câmera do celular mesmo.  

1 – Use petiscos ou brinquedos para chamar atenção 

Um dos principais problemas em tirar fotos de cachorros é que eles são bem agitados e não param de se mexer, principalmente na hora de tirar uma foto. Então, uma boa ideia é segurar um petisco ou um brinquedo que ele goste bastante perto da câmera para que ele olhe fixamente para o celular. 

Assim, ele ficará bem atento ao objeto perto do smartphone e aumentam as chances de você fazer um bom (e rápido) clique.

2 – Faça barulhos ou reproduza alertas sonoros para captar reações

Uma das reações mais bonitas nos cachorros acontece quando eles “tombam” a cabeça para o lado ou levantam as orelhas. Isso geralmente acontece quando ouvem algum som que chama a atenção ou quando estão tentando assimilar alguma informação. Emitir alertas sonoros ou fazer barulhos pode gerar reações interessantes para fotos

Então, é interessante assobiar ou colocar algum barulho de apito em outro aparelho enquanto tira as fotos para tentar captar essas reações. Certamente renderá ótimos cliques do seu cachorrinho. Só cuidado para não assustar o bichinho, caso ele seja mais desconfiado ou tímido, hein?

3 – Use o modo retrato 

Praticamente todos os celulares contam com um modo retrato na câmera, que ajuda a tirar fotos com mais foco no plano principal e desfocar o fundo. Assim, você poderá tirar foto do seu cachorro e deixá-lo mais destacado no cenário. 

Para celulares que não têm o modo retrato, tente ficar a uma distância razoável do pet e aplicar o foco na região do focinho, para desfocar um pouco o fundo. 

4 – Fique na altura do cachorro para pegar o melhor ângulo

O mais comum ao tirar fotos de cachorros é pegar um ângulo de cima para baixo. Mas as fotos geralmente não ficam com um resultado tão bom nessa posição. Então, o melhor é ficar na altura do pet. 

Se ele estiver no chão, sente ou agache perto dele e tente deixar a câmera na mesma altura do focinho do cão. Assim, você terá o melhor ângulo do seu cachorro e a foto sairá bem melhor, com mais chance de o foco sair na carinha do pet.

5 – Prefira luz ambiente e evite o flash

O flash do celular, além de não deixar a imagem muito bonita, também costuma incomodar os animais. A luz pode gerar desconforto no cachorro e ele tende a ficar ainda mais agitado, ou até mesmo com medo, e não é isso o que você quer fotografar, certo? 

Procure usar a iluminação ao seu favor. A foto abaixo mostra a luz incidindo sobre todo o corpo do animal, rendendo um clique bacana  (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)
Procure usar a iluminação ao seu favor. A foto abaixo mostra a luz incidindo sobre todo o corpo do animal, rendendo um clique bacana  (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Assim, dê preferência para a iluminação natural. Tente fotos externas e, quando não for possível fotografar fora de casa, procure a melhor posição para favorecer a luz que entra de portas e janelas. 

Se você se posicionar lateralmente entre o cachorro e a fonte de iluminação, conseguirá clicar o bichinho todo iluminado, com seus pêlos em evidência e os olhos bem nítidos. Só não fique exatamente na frente da luz, senão seu corpo fará sombra no bicho e a foto não vai dar muito certo.

6 – Ajuste o foco nos olhos do cachorro

Um dos problemas em fotos de cachorros é que, muitas vezes, o foco está em uma parte do corpo não muito interessante — nas patas, no tronco ou nas orelhas, por exemplo. E por mais que foco nas orelhas e focinhos possa render boas fotos mais “artísticas”, para não arriscar errar no clique é mais garantido focar nos olhos do animal. Assim, você garante que a carinha dele saia nítida.Colocar o foco nos olhos dos cachorros pode melhorar bastante a imagem (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Já caso queira brincar focando só na pontinha da orelha do cão, aquela que tem um pelo espetado e é um charme, é só ajustar o foco da câmera do celular nesta parte e ver o resultado. Se a intenção era mesmo destacar aquele pelinho que só ele tem, deixando os olhos, focinho e boca mais borrados para não competirem pela atenção com a orelhinha, é isso o que você vai conseguir!

7 – Use o modo esporte

Se o seu cachorro está bastante agitado e não para quieto na hora de fazer uma foto, uma boa opção é usar o modo esporte, que está disponível na câmera de alguns celulares. Isso faz com que a velocidade do obturador fique maior e o celular tire fotos mais rápido. 

Esse modo é bastante indicado para quando é preciso tirar fotos de algo em movimento, então certamente atenderá bem neste cenário. No entanto, caso seu celular não tenha esse recurso, uma última dica é tirar várias fotos na sequência. Mesmo com um cãozinho em movimento, uma foto deverá sair boa. 

Aliás, esta é uma dica bônus: tenha bastante paciência e reserve um tempo para tirar quantas fotos forem necessárias. Assim, depois você terá um “álbum” enorme para escolher as melhores fotos. 

Por Bruno Bertonzin | Editado por Léo Müller

Compartilhar matéria no
7 dicas para tirar as melhores fotos do seu cachorro
Foto: Victor Lenze/Canaltech