Com a chega chegada do inverno, o clima fica mais seco e frio. Nesse período do ano, o regime de chuvas torna-se bem mais escasso do que nas outras estações, o que, consequentemente, aumenta a incidência de problemas respiratórios em nossos animaizinhos.
Algumas das doenças mais comuns da época nos pets, se assemelha com as doenças humanas, como gripe, pneumonia, dentre outras patologias conhecidas. É possível tomar alguns cuidados para prevenir tais doenças sendo, a principal, a maior conquista da medicina veterinária: as vacinas.
Não deixe de atualizar a carteira de vacinação de seu bichinho para que ele possa enfrentar as baixas temperaturas com mais segurança. As vacinas têm a função de prevenir doenças pela estimulação do sistema de defesa do animal, o também chamado sistema imunológico.
Além disso, algumas dicas complementares é ter atenção na alimentação do seu pet. Se achar interessante a alimentação natural com legumes e verduras, é importante procurar uma assistência personalizada, pois alguns alimentos são mais nutritivos do que outros para eles nesta época fria, onde eles precisam acumular um pouco mais de gordura. Invista também em cobertores e roupinhas próprias, limpe-os com frequência e evite aglomeração de pets.
Caso seu pet comece a apresentar sintomas gripais, como secreção e espirros, procure um atendimento veterinário especializado para obter as orientações necessárias. É importante que seja rápido para evitar a evolução do quadro.
Dra. Monique Rodrigues, médica veterinária especializada em animais de pequeno porte e CEO da Clinicão – rede de clínicas pet
Compartilhar matéria no