O 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia Militar (Baep) estreou suas atividades operacionais nesta quarta-feira (5) e esteve em Marília com cinco equipes para reforçar a segurança pública no município.
O Baep é uma unidade especializada criada para combater o crime de maneira mais ostensiva e para atuar de forma semelhante aos padrões do patrulhamento de Choque, mas na área do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4)
Para isso, o efetivo da unidade recebeu, por meio do próprio Comando de Policiamento de Choque (CPChq), cerca de um mês de treinamento padrão “Rota”. Foram aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.
Recém criado, o batalhão atuará em toda a área do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4), responsável pelos 76 municípios que cobrem a região de Bauru, incluindo Marília.
A equipe que inicia as atividades operacionais nesta quarta-feira é composta por 224 policiais e 33 viaturas. Além disso, ainda há grupamentos de Canil e Cavalaria, com 32 cães e 24 cavalos.
O Estado conta, atualmente, com 11 Baeps em funcionamento, sendo um no centro e outro na zona leste da capital paulista. Os demais estão sediados nas cidades de São Bernardo do Campo, Barueri, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente e Piracicaba.