A Polícia Militar realizou na terça-feira (18), licitação internacional para aquisição de 12 mil munições calibre .338 Lapua Magnum para melhorar ainda mais as condições de enfrentamento ao crime em São Paulo. O certame prevê o pagamento de R$ 28,61 à empresa israelense IMI Systems pelo fornecimento de cada munição.

Segundo o coronel Marco Aurélio Valério, do Centro de Material Bélico da PM, as novas munições são especiais para atiradores de precisão e, além de serem uma alternativa aos snipers, que atuavam com a .308, ainda proporciona maior credibilidade. “É uma munição mais potente, com maior energia e alcance”.

Após intensa negociação, o valor final estipulado pelo licitante irá representar uma economia de 108.600,00 aos cofres públicos. Ainda de acordo com o oficial, a previsão inicial é de que a aquisição gerasse custos mais elevados, já que a expectativa pelo prelo de mercado era o pagamento de R$ 37,66 em cada.

As propostas foram apresentadas em sessão pública realizada ontem com a presença dos representantes da empresa de Israel. Após a análise da documentação, a empresa foi credenciada. Agora a IMI Systems terá dez dias para apresentar amostras que serão submetidas a testes de qualificação. 

“Os testes servirão para análise de peso, medida, velocidade e desempenho. Caso as munições estejam de acordo com o especificado, conforme a necessidade da instituição, o contrato para aquisição é assinado”, concluiu o coronel Valério, que ressaltou que a empresa vencedora é referência na fabricação de munições.

Compartilhar matéria no
PM realiza licitação internacional para aquisição de 12 mil munições