A PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu, na manhã desta segunda-feira (16), um boliviano na rodovia BR-153, em Ourinhos, que transportava cinco quilos de folhas de coca.
Por volta das 11h30, a PRF realizava patrulhamento na BR-153, quando abordou um caminhão-prancha levando um carro com placas de São Paulo (SP).
Dentro do caminhão estavam, além do motorista, dois bolivianos: o proprietário do carro rebocado, de 34 anos, e sua filha mais jovem, de oito anos.
De acordo com o motorista do caminhão, ele foi contratado para levar um veículo quebrado de uma oficina em Maracaí (SP) para São Paulo (SP). Segundo a PRF, o boliviano afirmou que veio ao Brasil visitar parentes e entrou no país a partir da fronteira com Corumbá (MS).
Em vistoria ao veículo que estava sendo rebocado, os policiais encontraram mais dois integrantes da família boliviana: um jovem de 25 anos e a esposa, de 17 anos. Os policiais encontraram ainda cerca de 5 kg de folhas secas de coca, usadas na produção da cocaína.
O proprietário do carro assumiu a propriedade das folhas e disse que seriam levadas para São Paulo na comunidade boliviana da cidade, mas que a substância seria utilizada para mascar e produzir chás com a planta.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal de Marília. Com exceção da jovem de 17 anos, todos os bolivianos estavam em situação legal.
A jovem não estava acompanhada dos responsáveis e não apresentou qualquer tipo de certidão de casamento com o outro jovem, de 25 anos. A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Marília, onde serão tomadas as decisões cabíveis ao caso.
O proprietário das folhas de coca foi liberado, porém responderá a um inquérito policial por tráfico internacional de drogas. Caso seja condenado, o boliviano poderá pegar uma pena de até 15 anos de reclusão.