Ueslei Marcelino/COP30

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira (3) que o resultado final da cúpula climática COP30, realizada no Brasil em novembro, foi “decepcionante”, mas mostrou que o multilateralismo ainda funciona na ausência dos Estados Unidos e em meio a tensões geopolíticas.

“Tenho sentimentos contraditórios em relação à COP“, afirmou Guterres sobre as negociações climáticas anuais da ONU.

“Por um lado, acho que é notável que, com os Estados Unidos fazendo campanha contra e a indústria de combustíveis fósseis claramente determinada a garantir que as coisas não avançassem… com todos esses movimentos contra, foi possível chegar a um acordo e isso mostra que o multilateralismo funciona”, disse ele na Reuters Next.

A COP30 começou em 10 de novembro, em Belém, no Pará, e contou com quase 200 delegações. Na agenda, as nações conversaram sobre 145 tópicos, enquanto 20 foram considerados mais “substantivos” pela presidência brasileira.

No relatório final da conferência, o embaixador, André Corrêa do Lago, disse ter identificado um “alto grau de convergência e alinhamento” entre as contribuições enviadas pelos países.

No entanto, Corrêa do Lago reconheceu que debates-chave permanecem em aberto e algumas propostas ainda dividem delegações.

A conclusão também deixou explícito pontos de impasse em áreas sensíveis de negociação climática global, como financiamento climático, programa de trabalho – com metas e ações concretas para aumentar o financiamento – e reformas na estrutura financeira global.

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Chefe da ONU afirma que o resultado da COP30 foi ‘decepcionante’