Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presenteou, na tarde deste sábado (5), o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, com uma caixa de carnes da marca Friboi – empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que até hoje respondem a processos na Justiça por escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato.

Lula, por outro lado, foi presenteado com uma caixa de peixes. O evento ocorreu durante programação oficial da Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro.

Em geral, a prática diplomática recomenda que presentes oficiais sejam neutros, simbólicos e representativos do país como um todo, evitando a promoção de marcas específicas para preservar a imparcialidade do Estado. O objetivo é evitar que a cortesia seja interpretada como publicidade institucional velada, que favorece uma empresa em detrimento de outras, ou um conflito de interesses, sobretudo se essa empresa tiver alguma ligação direta com pessoas próximas ao governo.

No caso da entrega da caixa da Friboi em um evento oficial do governo, o episódio acontece em um momento em que Joesley e Wesley Batista passam por uma considerável reaproximação com o Poder após os problemas enfrentados com a Justiça.

Fonte: Gazeta do Povo

Fonte Diário Brasil

Compartilhar matéria no
Com presente da Friboi, Lula agrada premiê e sinaliza reaproximação dos Batista