A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulgou anteontem uma redução notável nos índices de roubos durante o último mês de fevereiro de 2024, indicando uma colaboração entre as forças policiais na prevenção e no combate ao crime no estado de São Paulo.

Comparado ao mesmo período do ano anterior (2023), houve uma queda significativa de 10,7% nos registros em relação ao mesmo período de fevereiro de 2014. Enquanto fevereiro de 2023 contabilizou 18.418 casos, no último mês o número caiu para cerca de 16 mil. Essas estatísticas englobam diversos tipos de roubos, incluindo assaltos a bancos, roubo residenciais e delitos envolvendo cargas.

“Nosso foco tem sido o enfrentamento tanto dos crimes contra a vida quanto dos crimes patrimoniais”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite. “Como resultado direto dessa abordagem, estamos testemunhando uma queda progressiva nos índices criminais.”

Derrite destacou ainda que determinadas áreas do estado de São Paulo foram alvos prioritários das operações de combate ao crime, identificadas a partir de dados de inteligência policial.

“Continuaremos a desmantelar o crime organizado, rastreando a rota do produto roubado até seus receptadores, de modo a tornar o crime uma atividade não lucrativa em São Paulo”, enfatizou o secretário.

A polícia, valendo-se de métodos inteligentes de análise, identificou regiões com maiores incidências criminais, o que possibilitou uma aplicação mais eficiente das medidas de segurança.

O estado de São Paulo também apresentou melhorias nos índices de roubo de veículos, registrando uma redução de 23,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, foram reportadas 2.259 ocorrências, contra quase 3.000 casos em fevereiro de 2023.

Além disso, as autoridades policiais conseguiram deter aproximadamente 16 mil infratores, representando um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. O número de veículos recuperados também cresceu significativamente, passando de 3.308 em 2023 para 4.434 em 2024, um incremento de 34%.

No que diz respeito ao combate ao tráfico de armas e drogas, a polícia paulista retirou das ruas no último mês 1.260 armas de fogo, marcando um aumento de 36,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, foram apreendidas 14,5 toneladas de drogas.

Fonte Revista Exílio/
Terça Livre 

Compartilhar matéria no
Com Tarcísio e Derrite na segurança, SP tem a menor taxa de roubos da história