
Reprodução/ Instagram
O opositor do regime comunista cubano, José Daniel Ferrer, que vive exiliado em território americano, disse em entrevista ao portal argentino Infobae que “Cuba clama por salvação” diante do novo cenário regional aberto após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos, no sábado (3).
Segundo Ferrer, a população de Cuba acompanha com esperança qualquer ação que enfraqueça regimes autoritários aliados de Havana. De acordo com o opositor, a ditadura cubana se sustenta “pela violência, pelo terror e pela cumplicidade internacional”, e traiu a “promessa de democracia” feita no início da revolução comunista liderada por Fidel Castro.
Conforme relatado por Ferrer ao Infobae, mesmo após o colapso da União Soviética, o regime cubano conseguiu sobreviver graças ao apoio político e financeiro vindo da Venezuela. Para Ferrer, a ascensão do chavismo sob a ditadura de Hugo Chávez devolveu oxigênio ao regime de Havana, que, em troca, exportou ao regime venezuelano seus métodos de controle social, vigilância e repressão.
Fonte: Gazeta do povo
Fonte: Diário Do Brasil
