
Ricardo Stuckert/ PR
Mirando as eleições de 2026, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) mais que dobrou os gastos com publicidade na internet nos últimos meses.
Desde janeiro deste ano, o governo Lula (PT) gastou R$ 69 milhões com a finalidade publicitária, número que representa uma aumento de 110% quando comparado com o mesmo período de 2024, que foi de R$ 33 milhões.
Em meados de julho deste ano, com um primeiro semestre com uma enxurrada de notícias negativas sobre o governo, como a disparada no preço da alimentação básica, crise do Pix e escândalo do INSS, a pasta de comunicação da gestão petista vem investindo pesado em influenciadores digitais.
Os influenciadores são escolhidos pelas quatro agências publicitárias que têm contratos com o Palácio do Planalto. O gasto médio com cada influenciador é de R$ 20 mil por campanha, uma vez que a Secom vem priorizando “influenciadores médios”, que tenham um custo reduzido, mas que possuem capacidade de convencimento sobre a população fora da bolha, ou seja, um público de centro ou centro-direita.
O gasto do governo Lula com cinema também dobrou, praticamente. O cinema recebeu 93% mais verba, saindo de R$ 1,1 milhão para R$ 2,1 milhões.
Fonte: Pleno News
Fonte: Diário Do Brasil
