Pré-definidas regras para o debate da TV Revista D Marília que será realizado ao vido no dia 15

Estão pré-definidas as regras do debate entre os candidatos a prefeita e prefeito de Marília no próximo dia 15, ao vivo, para um público estimado de 200 mil telespectadores, que será realizado a partir das 21h30 pela TV Revista D Marília direto do salão nobre da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).

As regras serão protocoladas hoje à Justiça Eleitoral da cidade e na sexta-feira aos candidatos(as) e/ou seus representantes devidamente legais com procuração assinada e firmar reconhecida para tal. O mediador, jornalista Marcos Flaitt, proprietário do Grupo D Marília, vai conduzir o debate. Os candidatos farão perguntas entre si. Serão cinco blocos, dois com temas livres, dois com temas determinados por sorteio e um bloco com nove perguntas da população, sorteadas entre os participantes. No último bloco também haverá tempo para as considerações finais.

  • 1º bloco – perguntas com tema livre
  • 2º bloco – perguntas com tema determinado
  • 3º bloco – perguntas com tema livre
  • 4º bloco – perguntas com tema determinado
  • 5º bloco – perguntas feitas pela população mais considerações Finais

A ordem em que cada candidato vai perguntar em cada bloco será definida em um sorteio antes do evento começar, com representantes de todos os partidos. No primeiro bloco, e apenas neste, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser perguntados uma vez. Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não falou.

No 2º, 3º e 4º blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, uma pergunta. Em todos os blocos, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos.

Os candidatos terão 30 segundos para elaborar a pergunta. O escolhido para responder tem um minuto e 30 segundos. A réplica e a tréplica terão 40 segundos cada uma. Nos blocos de tema determinado, o mediador vai sortear, a cada pergunta, entre 14 temas possíveis.

Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio, com uma placa que o identifique pelo nome.

Na primeira rodada de tema livre os candidatos poderão fazer em 30 segundos a pergunta que fariam ao candidato que se ausentou, antes de dirigir a pergunta a outra pessoa. Em nenhuma hipótese, a pergunta ou o comentário poderá conter ofensas pessoais ou agressões.

Se um candidato citar um adversário de modo ofensivo, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. A produção poderá conceder um minuto para que ele responda às ofensas, sob avaliação e aceitação de direito de resposta por parte de três representantes de entidades de classe de Marília, que serão convidados como júri . O ofendido deve se manter dentro do tema.

O mediador deverá manter a ordem no debate. Ele cortará o som do candidato que ultrapassar seu tempo e insistir em continuar falando e poderá advertir os candidatos para que cumpram com as regras do debate. Se algum candidato provocar tumulto propositalmente e descumprir as regras, poderá ser convidado a se retirar caso o júri assim decida.

Os candidatos não poderão exibir para as câmeras qualquer tipo de documento, panfleto, impresso ou texto, ainda que manuscrito. O candidato que infringir esta regra será interrompido pelo mediador. As imagens e o som do debate não poderão ser usados pelos candidatos na propaganda eleitoral gratuita, nem reproduzidos nos sites oficiais das candidaturas. Todos os direitos são reservados à TV Revista D Marília, que poderá reproduzir o debate ou mantê-lo no ar para reprises em suas plataformas digitais e do Grupo D Marília (Revista D Marília I News; Site, Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e WhattsApp)

Compartilhar matéria no
DEBATE TV REVISTA D MARÍLIA