Valmir Moratelli/VEJA

Um mapeamento feito por meio da plataforma Brandwatch mostra que a atuação de robôs pode ter alavancado a mobilização digital favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio envolvendo a homenagem feita a ele pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação ficou em último lugar na avaliação dos jurados e foi rebaixada pelo desfile.

Segundo o estudo, a mobilização “apresentou padrões inorgânicos compatíveis com atuação artificial na rede X”. Entre 15 e 18 de fevereiro, um único perfil, @Warley_Lopes, postou 5.969 vezes, alcançando picos próximos a 400 publicações por hora. Outros perfis exibiram comportamento semelhante, com volumes superiores a 3.000 postagens no mesmo intervalo. No total, os mil perfis mais ativos concentraram mais de 200 mil publicações em apenas quatro dias.

De acordo com o monitoramento, os perfis analisados apresentam características recorrentes, como a predominância quase absoluta de retuítes, com baixa produção autoral; atividade em rajadas intensivas, com picos abruptos; alinhamento temático rígido, centrado na defesa do governo e em ataques a opositores; e monotematização, com foco recorrente em Lula e no Carnaval — e, eventualmente, sobre o BBB.

Estudo – perfis inorgânicos – principal publicador
Estudo – perfis inorganicos – principal publicador (Reprodução/Reprodução)
A conclusão do estudo é que “o conjunto de evidências aponta para comportamento incompatível com padrões usuais de engajamento espontâneo e reforça a hipótese de mobilização artificial coordenada ou automatização parcial na amplificação do debate digital após o desfile”.

Fonte: VEJA

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Estudo identifica possível ação de perfis automatizados pró-Lula nas redes durante o Carnaval; SAIBA DETALHES