
Reprodução O Antagonista
Um dia após confiscar um navio petroleiro ligado ao regime chavista, os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra três sobrinhos da esposa do ditador Nicolás Maduro, Cilia Flores, além de um empresário e seis empresas que atuam no setor petrolífero do país.
“Nicolás Maduro e seus associados criminosos na Venezuela estão inundando os Estados Unidos com drogas que estão envenenando o povo americano. Essas sanções desfazem a tentativa fracassada do governo Biden de fazer um acordo com Maduro, permitindo seu controle ditatorial e brutal às custas dos povos venezuelano e americano. Sob a liderança do Presidente Trump, o Tesouro está responsabilizando o regime e seu círculo de comparsas e empresas por seus crimes contínuos”, diz trecho da nota assinada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Os sobrinhos sancionados são: Efrain Antonio Campo Flores, Franqui Francisco Flores de Freitase Carlos Erik Malpica Flores.
Rede familiar
Em novembro de 2015, Campo e Flores de Freitas , conhecidos popularmente como os “narco-sobrinhos”, foram presos em Porto Príncipe, Haiti, enquanto finalizavam um acordo para transportar centenas de quilos de cocaína para os Estados Unidos.
No ano seguinte, ambos foram condenados por tráfico, mas receberam indulto do então presidente Joe Biden.
Já Carlos Erik Malpica Flores, ex-vice-presidente da estatal petrolífera venezuelana Petróleos de Venezuela, SA (PDVSA), já havia sido incluído na lista de pessoas designadas pelo governo americano, em 2017.
Em 2022, teve o nome removido no contexto das tentativas de negociação do governo Biden para restaurar eleições democráticas na Venezuela. O diálogo, contudo, acabou fracassando.
Além dos três, o empresário panamenho Ramon Carretero Napolitano também foi alvo das sanções.
Ele teria firmado contratos com o regime e facilitado o envio de produtos petrolíferos em nome do governo venezuelano.
“Esta ação é apenas o mais recente esforço do Departamento do Tesouro contra a rede familiar de corrupção, nepotismo e narcotráfico de Maduro. Malpica , Campo e Flores de Freitas juntam-se a Maduro, Cilia Flores, ao filho de Maduro, Nicolás Maduro Guerra, e aos três filhos de Cilia Flores, Walter Gavidia Flores, Yosser Gavidia Flores e Yoswal Gavidia Flores, na Lista SDN.”
Com informações de O Antagonista
Fonte: Diário Do Brasil
