Foto: Pixabay

Durante o Fórum de Desenvolvimento do Lide, em Washington, o representante da Casa Branca, Michael Jensen, afirmou a empresários que o governo Donald Trump não recomenda investir no Brasil neste momento. O motivo, segundo ele, seria a atuação de “juízes fora de controle”, que estaria prejudicando a segurança jurídica no país.

Jensen, que é diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional e responsável pela política dos EUA para a América Latina, destacou que as oportunidades financeiras brasileiras estão “limitadas pelo ambiente político”.

Críticas ao Judiciário brasileiro

Segundo Jensen, o cenário atual gera insegurança para investidores estrangeiros:

– “Quando o governo dos Estados Unidos tem que intervir em favor de empresas contra juízes fora de controle, que colocam pessoas na cadeia sem prisão, tentam tirar direitos constitucionais e roubam dinheiro das empresas, esse não é o tipo de ambiente que recomendamos a ninguém. Portanto, oportunidades agora são limitadas pelo ambiente político. Infelizmente” – declarou aos participantes, conforme o portal Poder360.

Jensen é tenente-coronel reformado da Força Aérea dos EUA, mas não citou nomes de magistrados diretamente.

Medidas recentes contra ministros do STF

Nos últimos meses, os EUA suspenderam os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF):

  • Alexandre de Moraes
  • Luís Roberto Barroso
  • Edson Fachin
  • Dias Toffoli
  • Cristiano Zanin
  • Flávio Dino
  • Cármen Lúcia
  • Gilmar Mendes

Além disso, Alexandre de Moraes foi alvo de sanções da Lei Magnitsky, mecanismo usado por Washington para punir supostos violadores de direitos humanos. O ministro tem sido central em processos no Brasil envolvendo bloqueios de contas em redes sociais e multas contra big techs, além de atuar como relator em inquéritos sobre o alegado golpe de Estado.

Fonte: Contra Fatos

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
EUA desaconselham investimentos no Brasil: ‘juízes fora de controle’