
Foto: Imagem criada utilizando Dall-E/Gazeta do Povo
Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia e reduzir o valor pago na conta de luz pode ter uma surpresa a partir do ano que vem. O Ministério da Fazenda enviou ao Congresso uma emenda à Medida Provisória 1.304, da reforma no setor elétrico, que pode reduzir ou até mesmo extinguir os benefícios de quem gera energia solar e transmite o excedente para a rede distribuída.
Mais que uma redução dos benefícios e consequente frustração das expectativas de investimento dos usuários da rede distribuída, a questão se insere em uma discussão maior sobre a própria sustentabilidade do sistema elétrico nacional, sujeito a sobrecargas, ampla alternância de fontes geradoras nos períodos de pico de consumo, quedas de energia e possíveis apagões.
Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, as medidas propostas pela Fazenda ajudam a não agigantar o problema, ao reduzir os benefícios de quem venha a optar pela geração própria. No entanto, não resolvem a questão já existente, que demanda incentivos para armazenagem de energia e para tarifas flexíveis ao público segundo a oferta e o consumo, de modo a gerar mais equilíbrio no sistema.
Fonte: Gazeta do Povo
Fonte: Diário Do Brasil
