
Desde que retornou à Casa Branca, o presidente Donald Trump disse que seu governo já teve discussões com a Rússia sobre seu plano para encerrar os combates na Ucrânia, sem mais detalhes. Nesta quinta-feira, o Kremlin confirmou, pela primeira vez, que os contatos com os Estados Unidos para discutir o tema ocorreram; e até se intensificaram recentemente.
A confirmação veio do porta-voz de Moscou, Dmitri Peskov. Ele reitera que considera ilegitimo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas disse que o governo russo está pronto para falar com ele. Enquanto Zelensky, da mesma forma, afirmou que estava pronto para uma conversar com Putin.
Após três anos de combate, os dois lados do conflito estão exauridos. Mas, a Rússia tem maior capacidade de repôr suas perdas, e avança (muito) lentamente em vários pontos do front.
A Ucrânia está em uma posição delicada frente à incerteza de apoio dos EUA. Seus soldados demonstram imensa tenacidade em defesa de seu país, mas não possuem os recursos para impedir todas as ofensivas russas, e muito menos para reconquistar o território perdido.
Fonte: O Globo
Fonte Diário Do Brasil