Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do governo Lula se manifestou na tarde deste domingo (22) sobre o bombardeio dos Estados Unidos contra três instalações nucleares do Irã, na noite de sábado (21), e afirmou que a gestão do presidente Donald Trump violou a soberania do Irã, além de transgredir a Carta das Nações Unidas e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, declarou o governo Lula, em nota divulgada pelo Itamaraty.

O presidente brasileiro tem atacado o estado de Israel e provocou uma crise diplomática ao chamar a reação do governo israelense na Faixa de Gaza de “genocídio” após o atentado terrorista do Hamas em outubro de 2023.

O governo federal ainda afirmou que o ataque norte-americano coloca em risco os iranianos por causa da possibilidade de vazamento de material radioativo nas bases usadas para o enriquecimento de urânio. “Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”, criticou.

Fonte: Gazeta do Povo

Fonte Diário Brasil

Compartilhar matéria no
Lula critica os EUA por ofensiva contra instalações nucleares do Irã e fala em violação de soberania