
Reprodução/Rádio BandNewsFM
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta terça-feira (12) que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tem ciúmes de participação do Brasil no Brics, grupo de países de mercado emergente.
“Acho que os EUA têm um pouco de ciúmes da participação do Brasil nos Brics. Porque da mesma forma que criamos o Brics, criamos o G20, é importante não esquecer que o G20 foi criado por conta da crise causada pelos EUA em 2008”, disse Lula em entrevista à rádio BandNews FM.
Segundo o presidente brasileiro, o G20 foi criado para “salvar a economia mundial”.
Lula também disse que o presidente norte-americano age com uma certa “anormalidade” nas relações econômicas e políticas.Lula também disse que o presidente norte-americano age com uma certa “anormalidade” nas relações econômicas e políticas.
Durante a entrevista, o presidente brasileiro também voltou a criticar o uso do dólar como moeda global para comercialização entre os países.
“Não podemos ficar dependendo do dólar que é uma moeda de um único país, que foi assumida como moeda do mundo. Temos direito de negociar, por que não posso negociar com a China com as moedas chinesa e brasileira?”, questionou.
“Não queremos mexer com dólar, é uma moeda importante, EUA têm a máquina que roda essa moeda. Mas podemos discutir nos Brics a necessidade de uma moeda de comércio entre nós no Brics”, destacou Lula.
O presidente também afirmou na entrevista que vai lançar um pacote para minimizar os efeitos da taxação dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros. Lula citou que o plano prevê R$ 30 bilhões.
Fonte: CNN Brasil
Fonte: Diário Do Brasil