Alexandre de Moraes, um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deu seu voto no sábado (6/4) em um caso que discute os limites constitucionais do papel das Forças Armadas e sua posição em relação aos outros poderes.

Moraes criticou a noção de que as Forças Armadas atuam como um “poder moderador”, classificando essa interpretação como golpista.

Leia Também

URGENTE: Alexandre de Moraes acaba de determinar que Elon Musk seja investigado e que rede X/Twiter não desobedeça ordens judiciais

Ciência confirma que estes 3 alimentos realmente ajudam a evitar o câncer

Alerta máximo: Estados Unidos se prepara para iminente ataque do Irã

Ele argumentou que, para assegurar o Estado Democrático de Direito através da divisão das funções do estado em poderes civis, nunca houve, na história das democracias, a previsão das Forças Armadas como um dos Poderes de Estado. Ele foi ainda mais longe, condenando a ideia de que as Forças Armadas poderiam atuar como um “poder moderador”, acima dos outros poderes do estado, como uma “interpretação golpista”, fraca, absurda e antidemocrática.

Além de Moraes, outros nove ministros do STF também votaram contra a noção do “poder moderador”. O único ministro que ainda não votou é Dias Toffoli.Anuncios

O julgamento está sendo realizado em um plenário virtual, ou seja, não presencialmente. A sessão começou no dia 29 de março e se estenderá até o dia 8 de abril.

O caso em questão é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PDT em 2020. O ministro Luiz Fux é o relator do caso.

Compartilhar matéria no
Moraes sobe tom no voto contra tese de que Forças Armadas poderiam atuar como poder moderador: “interpretação golpista”