Fotos: Pleno.News // Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Durante sua participação no Pleno Time desta quarta-feira (9), o perito Eduardo Tagliaferro fez sua avaliação sobre a posse de Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Alexandre de Moraes como vice. A dupla é a mesma que comandava o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022.

Segundo Tagliaferro, a fama de Fachin é a de uma pessoa “tranquila”.

Eu sempre escutei, dentro do TSE, que era espetacular trabalhar com o Fachin, porque ele é um cara muito tranquilo. Você entra no gabinete dele, e ele coloca uma ópera. Ele coloca, assim, uma música clássica… acalma as pessoas para depois ele tratar o problema. Então, isso é o que eu sempre ouvi. Eu nunca tive contato com Edson Fachin. Mas essa é a imagem que eu tinha dele – disse.

– Porém, a gente sabe que junto com ele tem um cão de guarda, né? A gente tem o Alexandre de Moraes, que parece que é um cão com raiva constante, mordido por diversos morcegos ali. E ele está totalmente contaminado, né? É um cão bravo – prosseguiu.

Tagliaferro avalia que Fachin será a figura pacificadora no Supremo, mas que Moraes será um “boxeador” por trás.

Então, vai ser um tanto quanto complicado. Lembrando que, daqui dois anos, quando acabar o mandato do próprio Fachin, quem que assume o Supremo Tribunal Federal? Alexandre de Moraes.

O perito defende que “tudo foi muito bem planejado, calculado” pela pessoa que “queria, de fato, Luiz Inácio Lula no poder”.

Confira:

Fonte: Pleno News

Compartilhar matéria no
“Nós temos um boxeador por trás de Fachin”, avalia Tagliaferro; ASSISTA