Ricardo Stuckert/Divulgação

Depois que o avião oficial apresentou problemas durante um voo no México, em outubro do ano passado, o presidente Lula determinou a seus auxiliares que realizassem uma cotação para comprar uma nova aeronave – de preferência, mais moderna do que a atual, adquirida em 2005.

Algumas opções foram levantadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentadas ao presidente. O custo da aquisição pode chegar à cifra dos 350 bilhões de dólares – ou seja, cerca de 2 bilhões de reais.

Interlocutores do governo afirmam que um novo avião ainda é um desejo do presidente. No entanto, com um custo elevado em meio ao arrocho fiscal defendido pela equipe econômica, a aquisição permanece em banho-maria — não repercutiria bem.

Opções na mesa

Um dos aviões em estudo foi oferecido pelo governo do príncipe e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que entrou no noticiário nacional após o governo árabe ter presenteado o ex-presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro com um kit de joias milionário.

O presente não foi registrado no acervo presidencial e ficou guardado como patrimônio do casal. Depois que o caso veio à tona, a Polícia Federal instaurou um inquérito e indiciou o ex-presidente por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A nível nacional, o herdeiro da principal potência mundial no setor de petróleo ganhou fama após ter sido envolvido na morte de Jamal Khashoggi, jornalista crítico ao regime saudita.

Assim como era com Bolsonaro, o árabe mantém boas relações com o governo Lula – o Palácio do Planalto divulgou no último dia 13 que o presidente fez uma ligação para ele com o objetivo de reforçar a agenda bilateral e renovar o convite para que ele visite o Brasil neste ano. Lula e Bin Salman se encontraram em novembro de 2023 em Riade.

Também foi levantado o orçamento de um avião do ex-jogador de basquete Kobe Bryant, morto em 2020 em um acidente de helicóptero. Interlocutores da força aérea afirmam que a aeronave tem uma ampla estrutura de ginástica, o que demandaria adaptações para que pudesse ser usado pelo presidente e seus auxiliares.

Por isso, seja a aquisição de um avião novo ou usado, a avaliação é que nenhuma aeronave estaria pronta para uso ainda neste mandato de Lula.

Fonte: Veja

Fonte Diário Brasil

Compartilhar matéria no
Novo ‘Aerolula’: FAB cotou avião de astro da NBA e outro de um príncipe saudita; valor da aeronave pode chegar a R$ 2 bi