
Ricardo Stuckert
A Noruega anunciou nesta quinta-feira (6/11) que destinará 30 bilhões de coroas norueguesas – o equivalente a US$ 2,9 bilhões – ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (Tropical Forests Forever Facility – TFFF), mecanismo internacional proposto pelo governo brasileiro para financiar a conservação de florestas tropicais em todo o mundo.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Jonas Gahr Støre durante a Cúpula de Líderes da COP30, realizada em Belém (PA). Segundo o premiê, o novo fundo “poderá garantir financiamento estável e de longo prazo aos países que preservam suas florestas”, uma medida que considera “vital para conter o desmatamento e reduzir os impactos das mudanças climáticas”.
“Proteger as florestas tropicais é um investimento em nosso futuro comum. Este fundo ajudará a proteger ecossistemas vulneráveis, essenciais para mitigar a crise climática e ambiental global. Esperamos que mais países também contribuam com financiamento”, afirmou o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Andreas Bjelland Eriksen, em comunicado.
Com informações do Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil
