Começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) o trabalho de limpeza para recolher os santinhos e panfletos eleitorais espalhados pelas ruas e seções eleitorais de Marília. Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza, a expectativa é que o trabalho seja concluído em até 10 dias.

Candidatos também jogaram os panfletos na Unesp, região Oeste

Dezenas de toneladas de papéis serão recolhidas durante as ações, inclusive está previsto um mutirão dos servidores municipais para acelerar a limpeza. 

Segundo a prefeitura, não existe um cronograma definido, os trabalhadores responsáveis pela limpeza são mobilizados de acordo com a demanda, ou seja, as escolas e os pontos mais sujos estão sendo priorizados.

Em todas as eleições a prática virou um mau costume entre os candidatos. No dia das eleições, no domingo (15), a equipe da D Marília percorreu diversos pontos de votação, em bairros diferentes da cidade, e encontrou centenas de santinhos de candidatos espalhados nas áreas próximas às seções eleitorais.

Boca de urna

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o despejo de santinhos é politicamente incorreto, ecologicamente repudiado e ainda pode ser configurado como crime de boca de urna.

Em caso de flagrante, os infratores podem ser penalizados com detenção de seis meses a 1 ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Compartilhar matéria no
Prefeitura levará até 10 dias para limpar sujeira das eleições
Escola Monsenhor Bicudo ainda estava suja nesta segunda-feira (16)