Tarcísio de Freitas vai resolver o problema de evasão escolar no ensino médio das escolas estaduais de São Paulo. O candidato ao governo paulista pretende ampliar a frequência dos alunos nas salas de aula por meio de programas de transferência de renda, de modo que os jovens possam estudar e se capacitar e, ainda assim, contribuir com a renda da família. “A gente vai estender o benefício que hoje atende 300 mil alunos para toda a rede de ensino médio, alcançando 1,2 milhão de alunos, e oferecendo R$ 120 ao longo de 12 meses. Além disso, queremos multiplicar por cinco o número de famílias que recebem auxílio (R$ 500), chegando a 100 mil famílias. Cabe na conta e faz muito sentido. Para dar conforto financeiro para os pais que estão passando por dificuldades, não estão empregados e precisam manter seu filho na escola”, concluiu Tarcísio”, avaliou Tarcísio, durante evento no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realizado nesta terça-feira (20), em São Paulo.
O candidato destacou que a iniciativa é fundamental para potencializar a formação dos jovens, de olho no mercado de trabalho. “É um investimento importante para manutenção dos alunos na rede pública de ensino e oferecer os itinerários formativos profissionalizantes. Ou seja, transformar uma escola de ensino médio em um centro de formação profissional. Aí você dá a base e a capacitação vai abrir portas para empregos de melhor qualidade”, reforçou o ex-ministro da Infraestrutura do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Tarcísio também deixou o recado para os jovens que participaram do evento, tanto presencialmente como de maneira remota por transmissão pela Internet. “Eu comparo as escolas com um grande armazém, uma grande loja de ferramentas, você recebe quando entra uma sacola vazia e todo dia alguém de dá uma ferramenta. Você pega essa ferramenta e bota na sacola. As vezes você não faz a menor ideia para o que serve aquela ferramenta. Conselho que eu dou: bota a ferramenta na sacola porque quando você acabar sua formação e se deparar com problemas reais, você vai ter a ferramenta certa pra resolver esse problema. Você vai sair e vai estar preparado. Vocês vão longe; basta que vocês acreditem em vocês mesmos”, completou.
