REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (25) que autorizou um ataque militar contra integrantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria. Segundo ele, a ofensiva teve como alvo terroristas responsáveis por ataques e assassinatos de cristãos na região.

De acordo com a agência Reuters, a ação ocorreu na cidade de Sokoto e foi realizada a pedido das autoridades nigerianas. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que a operação foi “poderosa e mortal” e reforçou que, sob sua liderança, os EUA não permitirão que o terrorismo islâmico radical avance.

O presidente norte-americano vinha pressionando o governo da Nigéria desde novembro, quando ameaçou uma intervenção militar caso o país não reprimisse o que chamou de “matança de cristãos”. A administração Trump também suspendeu toda a ajuda e assistência ao país da África Ocidental.

Em resposta às declarações anteriores do líder americano, o presidente nigeriano, Bola Tinubu, rejeitou acusações de intolerância religiosa e afirmou que o governo trabalha para garantir a liberdade religiosa e a segurança da população.

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Trump anuncia ataques contra membros do estado islâmico na Nigéria por matança de cristãos