Casa Branca e Getty Images

ONDA DE PROTESTOS NO IRÃ

O presidente dos EUA, Donald Trump, está avaliando uma série de possíveis opções militares no Irã após protestos violentos tomarem o país, disseram dois funcionários americanos à CNN.

O líder americano considera cumprir suas recentes ameaças de atacar o país caso este use força letal contra o povo iraniano.

Trump foi informado nos últimos dias sobre diferentes planos de intervenção, relataram os funcionários à CNN, visto que a violência no país já resultou em centenas de mortes e milhares de prisões. Algumas das discussões também incluíram opções que não envolvem o uso direto da força militar americana, informou uma das autoridades.

O presidente ainda não tomou uma decisão final sobre a intervenção, disseram as fontes, mas está considerando seriamente a possibilidade de agir, visto que o número de mortos no Irã continua a aumentar.

Segundo informações do grupo de direitos humanos HRANA, com sede nos EUA, mais de 500 pessoas morreram e outras 10.600 foram presas em duas semanas de manifestações. A República Islâmica do Irã enfrenta os maiores protestos desde 2022.

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Trump avalia possível intervenção militar no Irã, dizem fontes