
Joe Raedle/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta terça-feira (7/1), a retirada do país de mais de 60 organizações internacionais, aprofundando a política de afastamento dos EUA de estruturas multilaterais.
A decisão determina a interrupção da
participação
e do financiamento norte-americano a 31 agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e a outros 35 organismos de cooperação global.
Segundo a Casa Branca, a medida se baseia em uma revisão conduzida pela atual administração sobre o envolvimento dos EUA em entidades internacionais. O governo afirma que essas organizações “deixaram de servir aos interesses americanos.”
Embora o governo Trump não tenha divulgado uma lista detalhada de todas as entidades afetadas, a retirada amplia decisões já tomadas anteriormente, como a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo de Paris sobre o clima.
A imprensa norte-americana, entretanto, afirma que entre as organizações afetadas estão a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que coordena os esforços e negociações globais sobre mudanças climáticas, e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), agência da ONU para assistência à saúde s3xual e reprodutiva.
Fonte: Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil
