
Pedro França/Agência Senado Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/chanceler-brasileiro-desautoriza-acao-de-tarcisio-sobre-tarifaco/
Em visita oficial à Irlanda, nesta terça, o chanceler Mauro Vieira afirmou que a responsabilidade para negociar questões tarifárias com os Estados Unidos é do governo brasileiro. A afirmação foi um recado direto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que decidiu realizar reuniões com empresários para tratar do tema, como forma de tentar se afastar do desgaste provocado pela campanha bolsonarista contra o Brasil junto ao governo de Donald Trump.
“Em uma negociação entre dois Estados, quem negocia é o governo federal”, disse Vieira.
Freitas se reuniu duas vezes, nos últimos dias, com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar. A iniciativa do governador foi ironizada por diplomatas do governo, que enxergaram nos movimentos uma tentativa de ludibriar o empresariado.
Segundo o chanceler, o diálogo entre autoridades dos dois países, iniciado em março deste ano, após a aplicação de tarifas de 25% sobre aço e alumínio e 10% para todos os produtos brasileiros, não foi interrompido.
Mais cedo, o Radar revelou a resposta do Itamaraty a movimentos do governo Trump contra o STF e o ministro Alexandre de Moraes. No texto, o Itamaraty também afirma que está disposto a dialogar sobre o tarifaço, mas não aceita negociar a soberania do Brasil com Trump ou com quem quer que seja.
Fonte: Veja
Fonte: Diário Do Brasil