Apesar de ter apenas cinco meses de mandato em 2023, o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), vice-líder do PT na Câmara, já foi ao exterior em pelo menos quatro ocasiões neste ano. Mesmo sem estar oficialmente de férias do Legislativo, o petista já registrou momentos de lazer em países comoCuba, Colômbia, Curaçao e, mais recentemente, emPortugal e na França.
Sempre acompanhado da esposa Gabriela Lopes, Quaquá aparece nos roteiros em momentos descontraídos que não remetem sequer vagamente a possíveis compromissos oficiais. Não há no site da Câmara, inclusive, quaisquer registros de viagens do petista em missões oficiais.
De acordo com informações da Casa, Quaquá faltou em 12 de um total de 57 dias com sessões deliberativas realizadas até a última quarta-feira (12), o que representa um índice de 21% de ausência. Já nas comissões, o político esteve fora de 24 das 57 reuniões previstas.
Em uma de suas viagens internacionais, a realizada em abril para Cuba, o deputado inclusive desfalcou a bancada petista em uma derrota do partido na Casa: a derrubada de trechos de dois decretos presidenciais de Lula sobre a regulamentação do novo marco do saneamento básico.
Procurado pela coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles, para comentar as viagens, Quaquá disse que viaja com recursos próprios, mas que eventualmente aproveita os deslocamentos para fazer seu trabalho parlamentar.
– Como homem público e mesmo na vida pessoal, viajar é bom para conhecer experiências de políticas públicas e ampliar contatos internacionais. De resto, vou continuar viajando – declarou.
Pleno News
FONTE: terrabrasilnoticias.com
FONTE: terrabrasilnoticias.com