Após anúncio de recebimento de R$ 19 milhões para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília e região, a atual secretária da Pasta, Wânia Lombardi, esclareceu que o recurso já faz parte do orçamento regional, sendo aproximadamente R$ 1 milhão para Marília.

O caso ocorreu após o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) divulgar em suas redes sociais nesta quinta-feira (27) a conquista do “novo recurso”.

“Um total de 19 milhões de reais irão beneficiar entidades de sociais que cuidam desde crianças a idosos, incluindo dependentes químicos e moradores de rua, em Marília e municípios da nossa região”, publicou o deputado.

Um dia depois, a secretária Wânia Lombardi, através da assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, “desmentiu” Vinicius Camarinha e alegou que o montante já faz parte do orçamento da Pasta e é diluído ao longo do ano para a Secretaria e entidades.

Conforme Wânia Lombardi, o recurso é o mesmo utilizado para os serviços de execução direta, como Centros Dias do Idoso e Casa de Pequenos Cidadãos.

“Junto com o Prefeito Daniel Alonso temos feito um grande trabalho em conjunto com as entidades e também nos nossos próprios serviços, no sentido de cada vez mais aprimorar a gestão técnica, trazer eficiência e transparência à prestação de contas desses recursos que vêm do Governo do Estado e são repassados para as entidades”, disse Wania Lombardi.

Ela destacou que não são recursos novos ou conquistados via políticos. “É muito importante ressaltar que são recursos já acordados com as entidades através de chamamento público desde 2017 e não recursos novos ou conquistados por ações políticas”, afirmou a secretária.

REPASSES / Conforme a Prefeitura de Marília, o estado faz os repasses sempre em dia, o que possibilita às entidades executarem seus planejamentos com tranquilidade.

“A secretaria tem como prioridade desenvolver e manter políticas públicas assistenciais, buscando cada vez mais minimizar a vulnerabilidade e risco dos que mais precisam”, salientou Wania Lombardi.


O repasse do estado se destina ao cofinanciamento de serviços, ações e programas e são feitos de acordo com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e com planejamento definidos no plano Municipal de Assistência Social.

Compartilhar matéria no
Vinicius Camarinha anuncia recurso e Wania Lombardi ‘desmente’