A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta quarta-feira (8) a situação do COVID-19 em Assis. São 23 casos suspeitos, quatro pacientes hospitalizados, quatro resultados negativos, dois positivos, além de um óbito em investigação.

Os dois casos confirmados em Assis, conforme rastreamento da Vigilância Epidemiológica, foram adquiridos na cidade de São Paulo.

O primeiro caso é de uma mulher de 53 anos, que optou por tratamento em São Paulo. O outro caso é de um jovem de 22 anos com histórico de viagem a São Paulo. Ele e sua família já passaram pelo período de isolamento social e todos estão bem.

Os exames são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e vários resultados são aguardados. Não há resultado ainda do exame para COVID-19 da mulher de 82 anos que morreu no Hospital Regional de Assis, onde estava internada.

Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a transmissão do coronavírus estão manter todos os protocolos de higiene e ficar em casa, principalmente os idosos que são o principal grupo de risco.

A Secretaria informa também que orientações para suspeita de coronavírus podem ser feitas pela Central de Atendimento Telefônico (CAT) da Secretaria da Saúde, que entrou em funcionamento nessa quarta-feira, 25, e atende das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Os atendentes foram capacitados para fazerem todas as orientações à população. Os números de telefones da CAT são: 99615-9570, 99821-9004, 99814-6519 e 99757-2515.

Para receber notícias atualizadas do COVID-19 em Assis basta mandar uma mensagem para WhatsApp (18) 3302-3302, que a Prefeitura de Assis te mantém informado sobre o coronavírus com notícias oficiais. Esse número de telefone só recebe mensagens, não responde e nem atende ligações.

Demora nos resultados

Em decorrência da alta demanda do Estado de São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz está sobrecarregado e não está disponibilizando os resultados no tempo estimado, entre cinco e sete dias.

Muitas cidades do interior estão passando pelas mesmas dificuldades, com alto número de suspeitos e sem a capacidade de comprovar positivo ou descartar o Covid-19.

Compartilhar matéria no
Assis tem dois casos confirmados e 23 suspeitos do coronavírus