A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia vem assessorando os comerciantes do varejo pompeiano com alternativas viáveis para superação da pandemia do Covid-19 que obriga o fechamento das lojas da cidade, através de Decreto Estadual, que determina quais setores são considerados essenciais e que desenvolvem atividades normalmente.
“Para os que são obrigados a fechar temos assessorado de diversas formas”, disse o presidente da entidade de Pompeia, Rinaldo José Traskini ao apontar três ações pontuais: consultoria de gestão, plataforma de e-commerce e atendimento eletrônico.
“No momento é o que oferecemos num curto espaço de tempo, e que vem sendo bastante utilizado pelos comerciantes”, disse ao estudar outras alternativas que ainda não estão disponíveis.
O trabalho de consultoria foi ampliado, diante da parceria com o Escritório Regional do Sebrae. Além de oferecer profissionais nas áreas do direito, contabilidade e de gestão, a associação comercial em Pompeia disponibiliza canal direto com consultores do Sebrae, além de videoconferências com temas oportunos.
“Essa consultoria atende desde orientações nas áreas trabalhista, civil e tributária, e também de gestão e contabilidade”, explicou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial, ao mostrar os atendimentos que são organizados pela entidade, com atendimento remoto via internet ou telefonia.
“Antes de tomar qualquer atitude é importante consultar especialistas para decidir com segurança o que fazer nesta crise em desenvolvimento”, ressaltou Rinaldo José Traskini ao criar protocolo de atendimento e verificar uma grande procura neste sentido.
A plataforma eletrônica de e-commerce, com a instituição do Shopping Eletrônico de Pompeia, está oferecendo aos comerciantes em geral, associado ou não, a oportunidade de efetuar compra e venda pela internet gratuitamente durante praticamente seis meses iniciais, numa economia de mais de R$ 1 mil para retomar as atividades do varejo.
“Nossa plataforma é segura, prática e confiável”, garante Rinaldo José Traskini ao verificar a participação de vários lojistas que retomaram as atividades com as portas fechada, mas com as vendas e entregas eletrônicas. “Não tenho dúvidas de que se trata de um avanço no comércio varejista para muitos comerciantes que nunca imaginaram vender pela internet”, comentou o dirigente ao garantir não ser complicado, nem estranho e tão pouco perigoso. “Dá um trabalhinho no começo, mas depois fluir de forma natural”, falou com experiência própria.
Os serviços oferecidos pela associação comercial estão disponíveis num aplicativo para “smarthphones” visando a agilidade e praticidade por parte do associado que pode fazer consultas, agendamentos e até (futuramente) participar de eventos virtuais.
“Pelo aplicativo o associado consegue entrar em contato com a associação comercial de forma rápida, prática e direta, de qualquer lugar do planeta”, lembrou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que treinou a equipe de trabalho para os atendimentos eletrônicos e virtuais.
“A proposta é estar ao lado do comerciante neste momento delicado que estamos atravessando e para isso a tecnologia é o caminho”, disse Rinaldo José Traskini que pretende apresentar nas próximas semanas mais alternativas de assessoria para o comerciante em geral. “Com criatividade e informação vamos superar mais este momento”, defende o presidente.