Programa de Transplante de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou na última semana seis transplantes de órgãos. Um fígado, três rins e dois corações foram transplantados em pacientes que já se encontram estáveis.

Três transplantes diferentes – rim, fígado e coração – foram realizados no mesmo dia, praticamente ao mesmo tempo. Os procedimentos, considerados de alta complexidade, envolveram equipes multidisciplinares que, no mesmo dia, em três salas diferentes, renovaram a esperança de pacientes que esperavam na fila por um novo órgão.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HC, que tem papel fundamental na captação de órgãos, foi responsável por duas captações, também nesta semana. Dois órgãos – um rim e um coração – foram destinados ao hospital de Botucatu. Os outros foram captados por outras instituições. Atualmente, o HCFMB é o segundo centro transplantador do estado em números de transplantes de coração e rins. Já no interior, é considerado o primeiro. Desde o início do ano até julho, o Programa de Transplante Cardíaco realizou 15 procedimentos e, o Programa de Transplante Renal, 63.

Compartilhar matéria no
Em uma semana, HC de Botucatu realiza 6 transplantes